segunda-feira, 5 de março de 2012

Dona Palmirinha na cozinha - Barquinhas recheadas


Domingo é dia de que? Sim. De comida.
Não que os outros também não sejam, mas é que domingo é aquele dia em que  a gente acha que nosso organismo desligou o contador de calorias e tudo vira light e se joga nos carboidratos!
Encontro cozamigos – espumante – belisquetes – mousse de alho com torradas, ovinho de codorna- já disse que é domingo? Domingo, pode.

E Barquinhas!
A princípio acredito que vocês queiram perguntar: Gabriela, tu vai me ensinar a fazer pão com queijo assado?
Dã. Não é isso. Respeite as minhas barquinhas. Logo já descobrirá a gostosura que é isto.
Você vai precisar de:
Pão do dia
Azeite
Leite
Manteiga
Noz moscada *opcional
Batatas
queijo
presunto
tomate
E vários recheios de sua preferência.

Liga o forno para esquentar. (O pulo do gato para torradas perfeitas que só douram e não queimam é manter o forno o tempo todo a 180ºC). Enquanto isso, descasque 6 batatas médias (rendeu para 14 barquinhas) e põe pra cozinhar em água com sal.

Forno ligado, batatas no fogo. Agora vamos limpar a bagunça da pia e cortar pão. Corta no sentido do comprimento e retira o miolo. (Cuidado na hora de cortar o pão, se não tiver faca específica para cortar pão, use aquelas facas de mesa serrilhadas e segure o pão delicadamente, ele não pode amassar)

Forno ligado, batatas no fogo, pães cortados. Vamos facilitar a nossa vida e separar os recheios. Você pode usar o que quiser. Nesse dia, tinha desde o bom e velho queijo+tomate+presunto ao glamuroso de presunto de parma + cogumelo + queijo faixa azul. Então aproveitei essa espera das batatas e cortei em pedacinhos o presunto.

Pega uma forma e unta ela só com azeite. Pega seus pãezinhos e coloca na forma e manda pro forninho por uns 20 minutos.

Batata cozinhou bem? Se sim, agora vem o TCHAM das barquinhas para que não sejam chamadas JAMAIS de pão com queijo assado. Isso mesmo que está deduzindo cara amiga caminhoneira. Faremos purê de batata!

Se não souber fazer purê, volte pro final da fila do matrimônio. Você não tá pronta. Não se pode casar sem saber fazer purê de batatas.  Então se já sabe, pula o parágrafo, se não, senta que vou te dizer:

Batatas cozidas? Escorre. Agora arruma um espremedor. Se não tiver, vai de garfo mesmo e amassa as bichinhas numa vasilha. Põe umas duas colheres generosas de margarina das boas e vai derramando leite até adquirir toda uma cremosidade. Noz moscada é a cara de purê de batatas. Raspa um tico que verá a diferença que faz. Volta panela pro fogo e continua mexendo. Quando o purê começar a desgrudar da panela, desliga, mexe mais um pouco, e está pronto.

Acho que já dá tempo de tirar os paezinhos do forno, espera esfriar um pouco e olha que pecado:

Sim, é bem isto que você acabou de deduzir de novo, você vai rechear os miolinhos vazios de pão com purê de batatas. Fica uma coisa meio Baked Potato do Paraguai, só que melhor, pq tem "cocrância".
(cocrância= crocante)

Agora é brincadeira de criança. Recheou os paezinhos com o purê? Pega uma fatia de queijo mussarela e corta ao meio para ser a "tampinha" e joga por cima o que quiser. Neste dia usei:

1) queijo+presunto picadinho + tomate em cubinhos temperados
2) Presunto de parma + champignon + alcaparras
3) Champignon + alcaparras + lascas de queijo parmesão
4) Salame cortado em tirinhas + azeitonas + alcaparras

E pra ficar bem criminoso, em alguns ainda povilhei queijo parmesão faixa azul ralado por cima.

A vantagem desta receita é que você pode deixar todas as barquinhas assim, semi-prontas e só quando ozamigos chegarem, beliscarem, beberem é que você põe elas de volta no forno.

Agora imagina uma noite acompanhada de um espumante geladinho, música boa e barquinhas quentinhas com queijo derretido e purê de batatas "cremogemando" na sua boca?

2 comentários:

  1. Vou experimentar e depois te conto como foi. Adorei a ideia do purê e jamais pensaria nisso. Tás toda trabalhada na culinária, hein?

    ResponderExcluir
  2. Domingo é dia de dormir, maaas confesso que você me pegou com essa história de barquinhos...

    Muito em breve experimentarei com meus broder.

    ResponderExcluir